Sofia Araujo

Sofia Araujo

A CRIADORA

Sofia Araújo, nascida a 16 de Junho de 1980, em Viana do Castelo, a mais nova de quatro. Por opção dos pais, em 1986, a família muda-se para a cidade do Porto. Nas voltas da vida, regressa, passados 20 anos, à cidade onde toda a vida passou as "férias grandes", para regar as suas raízes.

Em 2013, cria uma marca de vestuário que lhe permite aliar a paixão que tem pela cidade à experiência profissional na área têxtil, assim como à "missão" que sente de levar Viana do Castelo o mais longe que pode. 

A INSPIRAÇÃO

Viana é uma cidade de rio, mar e montanha. É possível deslumbrar-se com situações diferentes todos os dias. A ideia principal é transmitir o sentimento ao lugar a que se está ligado. O mais nobre de todos, que é o verdadeiro amor pela cidade onde se vive e que tão naturalmente proporciona momentos dignos de registo.

E se assim é, porque não vestir Viana? Vesti-la o ano inteiro. 

Depois da bem sucedida coleção de Verão 2015, em parceria com o reputado fotografo Victor Roriz, arrisca e lança, pela 1ª vez, uma coleção Outono/Inverno em que o guarda chuva foi o elemento de destaque.

O colorido dos trajes e do fogo de artifício, o movimento das pessoas, o som dos bombos, a música, os trajes são apenas algumas das inspirações para as escolhas das imagens que se podem ver nas peças.

O nome, Biana, escolhido para as coleções de 2015 – Biana'15 e Biana Highlight, Verão e Inverno respetivamente - foi bem assimilado pelo público e, nesse sentido, É d'Biana, passou a ser a grande aposta e a funcionar como nome da marca do projeto da criadora.